sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Economia Solidária


Oi pessoal tudo bem com vocês? Hoje eu decidi fazer um post falando sobre a Economia Solidária. quem já me acompanha nas redes sociais e aqui no blog deve ter visto que em algumas postagens de feiras e eventos estou sempre falando sobre ECOSOL (Economia Solidária) e EES (Empreendimento Econômico Solidário), por isso hoje decide fazer este postagem para esclarecer um pouco o que e tudo isso.

Diferentemente das outras economias que estamos acostumados a ouvir falar, a economia solidária prega a ideia de sociedade igualitária, onde não existe empregado e nem patrão. ai você se pergunta como isso é possível? isso é possível através da organização dos movimentos sociais de resistência, que procuram criar alternativas de trabalho e renda através de associações, clubes de troca, politicas publicas, redes de consumo, empresas auto gestionadas, etc. 
Costumo dizer que a economia solidária e um estilo de vida, pois através dela praticamos não só a valorização e a qualidade do trabalho em coletivo mais também o consumo consciente, saber a origem daquilo que consumimos não é só importante para nossa saúde mais também para o meio ambiente  

Faz pouco tempo que estou envolvida na economia solidária, mas já noto que uma de suas principais dificuldades e a qualificação dos indivíduos que compõem os empreendimentos econômicos solidários. como por exemplo a alfabetização e o próprio entendimento destes indivíduos do que e economia solidária, muitas destas pessoas praticam mais não sabem o que é.